Treinamento Funcional: Entenda o que é e como praticar!

Fabrício Miranda, colunista do 30tododia, explica a importância do treinamento funcional no seu dia a dia.

Você quer começar uma atividade física mas não sabe o quê ou como?

O treinamento funcional é um dos métodos mais procurados hoje em dia. E sabe por quê? Quem pratica não precisa ter um super condicionamento físico para começar: O treinamento se adapta a qualquer pessoa, de qualquer idade! Com resultados benéficos para todos os praticantes, o treino fica ainda mais gostoso quando feito com amigos!

Conheça os benefícios do treinamento funcional no artigo de Fabrício Miranda, do 30tododia, e saiba como ele pode mudar a sua vida.

Como está seu condicionamento físico? Faça o teste.

 

Foto: Thinkstock

O treinamento funcional é caracterizado por atividades que envolvem exercícios simples até os mais complexos, por meio do próprio peso corporal ou com o uso de implementos, e visa trabalhar diferentes capacidades físicas como a força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e resistência.

“O uso do treinamento funcional tem crescido rapidamente nos últimos anos, tal fato, reflete os benefícios associados a sua prática à melhoria das atividades da vida diária (AVDs), prevenção de lesões e ao rendimento esportivo.”

Outro fator que deve ser considerado é o motivacional, muitas pessoas têm encontrado nos exercícios funcionais, uma forma mais divertida e desafiadora de se exercitar quando comparado ao treinamento tradicional de força e as sessões de exercícios cardiorrespiratórios, sendo muito comum atualmente, o uso destes exercícios como meio incentivador e uma forma de manter a aderência do aluno a prática da atividade física.

Breve histórico sobre treinamento funcional:

Os primeiros estudos sobre o treinamento funcional observaram seus benefícios como uma atividade de reabilitação, ou destinado às pessoas com algum tipo de déficit sobre a autonomia funcional (capacidade de realizar as AVDs).Idosos e pessoas acometidas a diversas patologias como doença pulmonar obstrutiva crônica e lesões osteomioarticulares apresentaram melhoras significativas em sua autonomia funcional após a realização de sessões de exercícios funcionais.

O uso do treinamento funcional ganhou popularidade nas academias de ginástica e em aulas de treinamento personalizado (Personal Trainer) para públicos em geral, o que gerou algumas discussões sobre a utilização “demasiada” deste treinamento para todo e qualquer objetivo.

Observação ao treinamento funcional:

Como mencionado anteriormente, através dos exercícios funcionais é possível trabalhar diferentes capacidades físicas ao mesmo tempo numa mesma sessão. Entre essas capacidades, o equilíbrio e a coordenação, sem dúvida nenhuma são valências pouco trabalhadas em sessões de treinamento tradicional de força, e desta forma, têm sido utilizadas quase que “indiscriminadamente” associadas aos exercícios tradicionais de força (musculação).

“O uso de plataformas de instabilidade lidera a lista de exercícios ditos “funcionais” que foram associados o treinamento tradicional de força, e na maioria das vezes, não são efetivos na melhoria da hipertrofia, força, além de apresentarem um potencial lesivo em sua aplicação.”

Treinar em instabilidade aumenta a ação dos músculos estabilizadores do tronco e cintura pélvica, estes conhecidos como CORE, formado pelo transverso, abdômen, oblíquos e paravertebrais. No entanto, tem-se uma ideia de que treinar em instabilidade aumentaria a ativação do músculo alvo, e desta forma, insistentemente vemos praticantes realizando exercícios com sobrecargas elevadas em cima de plataforma de instabilidade. Na verdade, aumentar a carga em desequilíbrio NÃO aumenta a ação do músculo alvo, e sim, desvia a atenção do trabalho para a manutenção do equilíbrio, aumentando assim a ativação do CORE.

Treinar funcional não é apenas fazer um exercício sobre plataformas de instabilidade sob condições desafiadoras, mas sim, treinar o movimento.

Busca-se desta forma, permitir a melhor transferência de algumas valências físicas para a realização de tarefas específicas, por isso, o treinamento funcional envolve movimentos de coordenação, equilíbrio, resistência específica, propriocepção, entre outros, sendo necessária antes de tudo, uma análise das necessidades envolvidas na realização do movimento o qual se busque o rendimento.

Dicas para adotar – ou não – o treinamento funcional:

1. O uso em idosos tem apresentado bons resultados, porém, os benefícios parecem estar associados ao déficit funcional dos praticantes, ou seja, indivíduos menos condicionados são mais favorecidos, e para os mais condicionados, parece não apresentar diferença significativa quando comparado ao treinamento tradicional;2. Analise bem qual o seu objetivo: Talvez o treinamento funcional não seja a melhor opção para alcançá-lo, apesar de sem dúvida nenhuma, ser mais motivante que outras formas mais tradicionais de treinamento;

3. No caso do treinamento desportivo, estudar muito bem as necessidades da modalidade e criar um planejamento coerente na progressão das valências físicas envolvidas;

4. Na reabilitação de lesões músculo esqueléticas tem apresentado excelentes resultados, principalmente no uso de exercícios proprioceptivos, de equilíbrio e de força;

5. O treinamento funcional é um meio e não um fim, desta forma, deve ser trabalhado com outras formas de atividades, como o treinamento de força tradicional e os exercícios cardiorrespiratórios.

Curtiu as dicas? Deixe seu comentário e fique ligado no conteúdo do Eles Explicam.

Fonte: http://vivomaissaudavel.com.br/atividade-fisica/exercicios-e-treinos/treinamento-funcional-entenda-o-que-e-e-como-praticar/  

Alpha Esportes237 Posts

Alpha Esportes (AE) é o primeiro portal de esportes e saúde de Alphaville. Aqui você encontra tudo que rola sobre as diversas modalidades esportivas praticadas e oferecidas na região, calendário e cobertura de eventos, serviços, notícias e conteúdo exclusivo das principais modalidades, como: Corrida, Ciclismo, Natação, Fitness/Academia, Tênis, Lutas, Dança e muito mais.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password