Termogênicos ou hipercalóricos? Qual o melhor pra você?

Da próxima vez que você comprar suplemento, vai preferir termogênicos ou hipercalóricos? O que eles têm de diferença? Eles podem ser utilizados por qualquer pessoa?

Bom, se alguma dessas dúvidas lhe incomoda, então continue a leitura porque no post de hoje, com o a colaboração da nutricionista esportiva Rebeca Lugaresi. Vamos lá?

Porque optar por termogênicos ou hipercalóricos

Alimentos (e também os suplementos) termogênicos tem a função de promover a queima de gordura corporal. Eles transformam em energia as calorias quem vêm da gordura corporal ou da alimentação.

Para essa reação ocorrer, os termogênicos precisam manter o metabolismo acelerado, o que acaba resultando em uma queima calórica maior. Os mais comum são cafeína, taurina, vitaminas do complexo B, guaraná, chá verde, óleo de cártamo, óleo de coco, dentre outros.

Tem uma matéria bem explicativa sobre os termogênicos aqui no blog: Termogênicos o que é?

Os hipercalóricos têm uma função totalmente diferente, que é a de não permitir a perda de massa muscular, além de contribuir para o bom desempenho durante os treinos pesados.

Os suplementos dessa categoria são preparados à base de diferentes combinações de proteínascarboidratos e lipídios, como, por exemplo: maltodextrina, dextrose, whey protein e albumina desidratada, vitaminas e minerais. O ideal é que contenham menos açúcar e mais proteínas de qualidade.

Qual o melhor horário?

A nutricionista esportiva Rebeca Lugaresi explica que quando ingerido no pré-treino:

“ O termogênico de forma geral melhora o rendimento e, dependendo da quantidade, também melhora a oxidação de gorduras, acelerando a queima”.

Para quem quer perder peso corporal, o termogênico no pré-treino é ótimo para dar energia. O uso também pode ser feito em outros períodos, mas como destaca a nutricionista “a recomendação de uso deve ser feita caso a caso, tanto de dosagens quanto de horário”.

termogênicos ou hipercalóricosOs hipercalóricos podem ser usados antes do treino para que o atleta não utilize reservas como fonte energética. De acordo com Rebeca, “a ideia é que você tenha um rendimento bom, um estímulo de insulina e comece a incorporar massa muscular”.

Esses suplementos também podem ser consumidos em outros horários pra aumentar a ingestão calórica durante o dia. “Ele é prático pra ser usado como uma refeição (ou parte dela), mas com um volume menor, comparado à alimentação”, explica.

Dá pra combinar?

Agora, sabendo das vantagens de cada um desses suplementos, pode ser que você se pergunte se vale a pena combinar o uso dos termogênicos com os hipercalóricos. Rebeca explica:

“…até é possível, sim, mas aí é imprescindível a orientação profissional. Do contrário, um pode influenciar negativamente no desempenho do outro…”

Cuidados na hora de escolher seus suplementos

Mesmo quem não treina, se desejar, pode fazer uso de termogênicos ou hipercalóricos, mas, como pondera Rebeca, “quem não é atleta de alta performance e tem um nível de atividade física relativamente baixo, não deve recorrer aos suplementos de imediato”.

Para quem treina pesado, ela destaca que “os suplementos fazem uma diferença muito importante. Mas, em especial no caso dos hipercalóricos, é importante lembrar que a alimentação pode ser uma opção bastante saudável”.

Já quando o assunto são os termogênicos, ela explica que a atenção deve ser redobrada “só para citar alguns exemplos, quem tem problemas cardíacos, alteração de pressão, ou mesmo sofre de ansiedade, tem que ter uma estratégia ainda mais específica”, alerta.

Por isso, antes de escolher seu suplemento, o ideal é conversar com um médico e com um nutricionista também. “Há muita coisa que precisa ser observada antes de entrar com uma estratégia de suplementação. Antes de tudo o atleta precisa estar em boas condições de saúde.

É preciso ter certeza de que as funções hormonais, hepáticas, renais e intestinais estão em boas condições. Por exemplo, uma pessoa que não tem boa capacidade de absorção, não vai ter um bom resultado, mesmo que faça uso de uma grande dosagem ou variedade de suplementos”.

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E para você, qual o melhor: termogênicos ou hipercalóricos? Pense nisso e sucesso!

Fonte: https://horadotreino.com.br/termogenicos-ou-hipercaloricos/

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