Pilates: como anda o seu equilíbrio?

O Pilates passou a ser uma das aulas mais concorridas das academias por um motivo simples: ajuda a esculpir o corpo, relaxar, melhorar a postura e combater as dores mesmo sem o praticante ter de apelar para exercícios com “ferro”. Composto por movimentos comuns da ginástica, danças, yoga e das artes marciais, a aula trabalha força, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Pensando nisso, pedimos à professora Inélia Garcia preparar alguns exercícios especiais para os corredores. Veja a seguir!

O primeiro passo
A concentração é a base dos seis princípios básicos que estruturam todo o método do Pilates. Imagine uma pirâmide e ela será composta desta forma: concentração, centralização, precisão, respiração, controle e fluidez. “Para conseguir a concentração é fácil. Procure um local calmo, com uma iluminação baixa e dominado pelo silêncio. Busque deitar-se confortavelmente e sentir o seu corpo. Com isto você vai conseguir desacelerar a sua mente, as suas emoções e seu corpo por completo”, fala Inélia.

Primeiro método
Leve o seu queixo na direção do peito, tirando a coluna dorsal do chão. Segure o joelho direito com a mão esquerda e o tornozelo com a mão direita. Pressione o seu abdômen. Deixe a perna esquerda alongada a 45 graus do chão. Mantenha a região lombar no chão contraindo bem os glúteos e o abdômen. Troque a posição da perna, flexionando a perna esquerda e estendendo a direita.
O ideal é que repita de 8 a 10 vezes com cada perna.

Exercicio_1

Para voltar à posição inicial, abrace os joelhos, desça a cabeça no colchonete e relaxe.

Exercicio_2

Segundo método
Segure as pernas dobradas com as mãos nos tornozelos e suba a cabeça em direção aos joelhos, deixando as escápulas apoiadas no chão. Inspire e, simultaneamente, estenda as pernas a 45 graus e os braços atrás da cabeça, mantendo a região lombar no chão. Expire voltando à posição inicial, abraçando as pernas com as mãos no tornozelo. Repita o movimento 5 a 10 vezes e relaxe.

Exercicio_3

Vida agitada
Não conseguir se concentrar não tem que ser encarado como um vilão na sua vida, muitas pessoas que mantêm uma vida extremamente agitada não conseguem mesmo parar um pouco. É normal, não se culpe!

No aparelho
Achou difícil ter que deitar, respirar, parar de pensar, esticar, dobrar e ter que prestar atenção em vários fatores do seu corpo? A professora Inélia afirma que também dá para conseguir equilíbrio em uma superfície estável e em pé. “Os exercícios no solo ajudam no equilíbrio emocional e melhoram a concentração. O equilíbrio dinâmico necessita de muito mais concentração para manter a estabilidade, evitando a queda. A pessoa não vai querer cair então se concentra muito mais”, fala.

Primeiro método
Elevando o calcanhar (ponta de pé) e apoiando metatarso – osso longo do pé – na superfície macia, fique com os joelhos estendidos. Estique as mãos para achar o equilíbrio! Faça a elevação do calcanhar novamente, apoiando os dedos na superfície macia e agora com os joelhos flexionados.

01                 02

Agora apoie o metatarso na tábua com os calcanhares apoiados no chão e joelhos flexionados. Em seguida, apoie o metatarso na tábua, os calcanhares no chão e fique com os joelhos estendidos. Repita o movimento 5 a 10 vezes e descanse.

 

03                  04

(Fonte: Educadora física Inélia Garcia, escritora, proprietária do Instituto Inélia Garcia e do The Pilates Studio Brasil).

Fonte: https://www.ativo.com/fitness/treinamento-fitness/pilates-como-anda-o-seu-equilibrio/

Alpha Esportes233 Posts

Alpha Esportes (AE) é o primeiro portal de esportes e saúde de Alphaville. Aqui você encontra tudo que rola sobre as diversas modalidades esportivas praticadas e oferecidas na região, calendário e cobertura de eventos, serviços, notícias e conteúdo exclusivo das principais modalidades, como: Corrida, Ciclismo, Natação, Fitness/Academia, Tênis, Lutas, Dança e muito mais.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password