PARTICIPANTE ROBERTO MARINHO CONTA TODOS OS DETALHES DA ALPHA RUN

No primeiro domingo de outubro, cerca de 250 pessoas, entre adultos e crianças, disputaram de forma saudável a primeira Alpha Run e Alpha Run Kids, respectivamente , numa corrida de rua, com percurso de 5km, em uma das Alamedas mais charmosas do nosso município; mais precisamente, em Tamboré. Contando a verdade para Vocês: “um evento que me surpreendeu positivamente”: Sensacional, em todos aspectos, posso resumir – sem receio de estar equivocado.

Apenas como base para comparação; afinal, quando digo que é “sensacional “, tenho que, pelo menos, tentar provar o por quê, não é mesmo? Então, vamos lá: participo de corridas com o mesmo propósito e percurso ( 5km ) em São Paulo. Destaco aqui para analisar a Circuito das Estações, contrastando com a nossa Alpha Run. A primeira citada, no meu ponto de vista, é àquela que mais gosto em Sampa ( largada e chegada no Estádio do Pacaembu ). Fico esperando ansiosamente as quatro fases para viver grandes emoções, como diria o Rei, Roberto Carlos – rsss, e, para então, ao final, formar minha mandala.

Explicando melhor, a Circuíto das estações, acontece na entrada de cada nova estação climática do ano. Ou seja, resumindo aqui a minha fala, ao se completar as quatro fases do certame é possível formar uma mandala com as medalhas ( partes ) entregues em cada etapa concluída.

Comparando as duas Alpha Run ( adultos e crianças), como o melhor que se tem em Sampa, consigo assegurar com toda certeza, que o nosso evento de Alphaville, não perde em nada para as outras disputas de altíssimo nível, organizadas por grandes marcas de produtos e serviços, na grande metrópole. Muito pelo contrário, agrega uma sensação que nunca havia sentido: beleza, elegância, sensação de estar entre verdadeiros amigos, passando pela lembrança de uma grande festa de família, sem brigas – rss. Além, é claro, de muita comida de qualidade e excelente apoio técnico ao atleta.

Gostei muito mesmo, gente. Percebi detalhes bastante sui generes que fazem toda a diferença, como por exemplo, um trajeto cercado por muito verde, cantos de cigarras, pássaros da região, um clima familiar – dificilmente encontrado em outros torneios. E mais: muita animação, logo às 7h00 da manhã, de um domingo que chovia, antes de iniciar a prova.

Outro grande contraste do evento é que as crianças foram lembradas e tiveram seu espaço preservado. Largaram em horário diferente ao dos adultos ( às 10h00 ), e desfrutaram de atividades mais voltadas para o lazer, incluindo várias brincadeiras.

 

Se eu tivesse que resumir em poucas palavras, diria: um evento elegante, carismático de bom gosto, charmoso, clima altamente amigável. Olha: fazendo lembrar um trecho da canção de Lulu Santos: ( gente elegante , bonita e sincera ) rss. Assim, estamos falando sobre um evento realizado pelo portal Alpha Esportes e a Academia de ginástica, Target – Fit Club, monitorado pela BemBike – Corrier ( empresa de entregas cujo meio de transporte são bicicletas ). Algo que achei extremamente inovador e contextualizado com o momento de sustentabilidade que vivemos, típico de países como a Itália e Holanda.

Nesta primeira edição, as corridas contaram com aproximadamente dezenove patrocinadores, sendo que alguns montaram suas tendas que ficaram à disposição da população, servindo água, frutas, isotônicos, barrinhas de cereais, serviços para veículos, residências, e no “gran finale”, acreditem: medalha de participação ( criada pela equipe de designers da Agência Pílula Criativa, também, apoiadora do evento ) e, o melhor agora: uma mesa de café da manhã, chiquérrima com produtos orgânicos. Tudo de primeiríssima qualidade, conceito All-inclusives, por um preço que, também, não existe: R$ 30,00.

Gente, contando a verdade, amei, mesmo! Em outras corridas que tenho participado, como já disse aqui, sou apenas um número. No caso da Alpha Run, me senti mimado o tempo inteiro. Ou seja, tudo que se deseja consciente e incoscientemente, mas agente nunca verbaliza, por que acredita não existir mais esse modelo familiar e amigável de tartar pessoas em grandes eventos – sem abandonar o profissionalismo.

Relembrando o histórico pregresso ( desde o momento que me convidaram para partcipar e emitir minha opinião, independente se fosse negativa ou positiva , que alias, achei de muita coragem da organização ), percebi a elegância e tranquilidade da organização. Retirei meu kit na Decathlon Alphaville, onde tive a oportunidade de escolher e experimentar o tamanho da camiseta que ficasse melhor. Na sacola do kit, vieram produtos de boa qualidade – dos patrocinadores.

Fazendo novas amizades

No meio do percurso ( correndo claro ), conheci a Ellen, corredora, bem humorada – acreditem: Ela me incentivava : “Vamos Roberto..não pára, não”. Por fim, estabelecemos uma boa parceria de corrida, juntamente com a sua filha também presente no evento. E mais: Conheci os cinco primeiros ganhadores quando tive a oportunidade de conversar com cada um e trocarmos experiências.

Não sei se sabem exatamente, mas, minha modalidade esportiva que pratico é a Patinação de Velocidade, onde sou atleta federado e campeão brasileiro na modalidade, com 4 medalhas de ouro na primeira fase e quatro de prata, agora, na segunda fase, categoria – Master 50.

Bem, voltando a falar das novas amizades que desenvolvi nesta primeira Alpha Run, senti-me extremamente à vontade. Percebi que as diferenças não estavam expostas, e, o esporte colocou todos na mesma frequência vibracional. Realmente, Eu e os participantes precisávamos viver uma experiência com esta. Não percamos as próximas edições. Logo mais, ajudo divulgar por aqui todos os detalhes.

Ficou para mim, de forma reforçada, mais uma vez, a grande lição: o esporte realmente, uni, atrai pessoas, desperta a alegria, cria vínculos saldáveis e nos aproxima da nossa essência. Eu, por exemplo, como pessoa hiperativa; no momento desta e outras corridas, ou na prática de minha patinação, consigo ficar mais focado comigo mesmo, e, estabelecer um diálogo mais tranquilo organizando as minhas ideias e tudo mais que parece estar fora do eixo em minha mente nos meus universos consciente e inconscientes.

Por quê correr ? Benefícios para a saúde física e mental
Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares (principal causa de morte no Brasil)

Deixa nossos ossos mais fortes e saudáveis
“A osteoporose é uma doença bastante prevalente, ainda. A corrida regular e sem exageros auxilia no processo de aumento da densidade óssea.

Aumento da da concentração e ajuda na memória
Correr foi correlacionado, em estudos recentes, como uma boa causa para melhora da memória e da capacidade de concentração.

Proteção às vias aéreas contra infecções
Novamente, estudos comprovam que praticantes de corrida têm menores incidências de infecções de vias aéreas (como resfriado).

Redução em 50% da chance de ter uma morte inesperada
A corrida mais a prática regular de atividade física são capazes de reduzir em até 50% a chance de uma morte precoce, afastando de nossas vidas doenças como hipertensão arterial, diabetes, infarto agudo do miocárdio, câncer de cólon entre outros”.
Vamos à saúde mental com a redução estresse
Com a produção de neurotransmissores, que regulam os níveis de estresse do corpo, a atividade física melhora a capacidade do nosso corpo em lidar com os efeitos nocivos do excesso de estresse.

Reduz os sintomas da depressão e alivia os da ansiedade
Também, com a produção de neurotransmissores que regulam os níveis de estresse, os exercícios físicos, promovem a produção de endorfina e dopamina, dois hormônios responsáveis pelas sensações de felicidade, bem-estar e tranquilidade que reduzem os sintomas de depressão e ansiedade.

Agora, aumento da autoestima
Como resultado da ativação da via metabólica que reabastece os neurotransmissores e hormônios que regulam os estados de estresse, ansiedade e depressão, ganhamos um aumento do cuidado com o nosso corpo, por isso nossa percepção dele fica mais positiva – passamos a nos valorizar mais e a nossa autoestima se eleva
Melhora do relacionamento social e profissional

Com certeza. Você com a sua autoestima elevada seu relacionamento com as pessoas e com o mundo à sua volta melhoram melhoram muito, estimulando maior interação social
e uma produtividade mais elevada que nos a realizar com mais prazer as tarefas do dia a dia.

Diminui chances da perda de memória e o risco de demência (desgaste cognitivo)
Com toda a estimulação cerebral que a atividade esportiva promove em nosso cérebro, há uma consequente elevação na produção de células no hipocampo, que são responsáveis pela memória e aprendizagem e previnem a degeneração dos neurônios da região, encurtando as chances de uma demência e outras doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.

 

 

 

Curriculum

Roberto Marinho
Diretor de contas na PPI Brasil (www.ppibrasil.com.br).
Um dos responsáveis pelo acontecimento da mania Gogo’s no Brasil e na América Latina.
Mais de 15 anos de experiência nas áreas de marketing, comunicação e negócios.
MBA em Gestão Empresarial.
Pós-Graduado em Comunicação e Marketing.
Graduado em Comunicação Social. Jornalista: MTb 18.914, atuando em empresa como TV Globo, Editora Abril, Abem e Setcesp.
Neuropsicopedagogo.
Pós-graduando em Psicanálise.
Experiência como professor universitário nas áreas de Comunicação e Marketing, Negócios e Jornalismo.
Responsável pelo treinamento presencial, modelo consultoria customizada, com foco em mudança de postura, para mais de 9 mil profissionais.
Colaboração no livro: Marketing no Transporte de Cargas.
Patinador na equipe Gotcha de Patinação In Line — Velocidade.
Contato: robertomarinho28@gmail.com, +55 (11) 99171-8373.

Alpha Esportes236 Posts

Alpha Esportes (AE) é o primeiro portal de esportes e saúde de Alphaville. Aqui você encontra tudo que rola sobre as diversas modalidades esportivas praticadas e oferecidas na região, calendário e cobertura de eventos, serviços, notícias e conteúdo exclusivo das principais modalidades, como: Corrida, Ciclismo, Natação, Fitness/Academia, Tênis, Lutas, Dança e muito mais.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password