Nutrição para a Torcida

E o Rio Open 2017 começou com o pé direito para nossos brasileiros Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro! Fevereiro é um mês repleto de torneios de tênis aqui no Brasil e os tennis lovers acompanham todos os jogos, mesmo que estes se prolonguem por horas a fio.

Considerando que esta é a estação mais quente do ano, ultrapassando em algumas regiões os 40 graus, vale lembrar à torcida que os cuidados com a nutrição não devem se restringir às quadras.

É isso mesmo, torcedores. Vocês também devem se cuidar, principalmente no que diz respeito à hidratação. Afinal, é preciso torcer com muita energia!

Não é só na quadra que o gasto metabólico do organismo é mais alto no calor. Nas arquibancadas o organismo também sofre proporcionalmente ao aumento da temperatura, portanto a hidratação é de suma importância!

A água exerce uma gama de funções indispensáveis ao funcionamento do organismo humano, atuando em processos digestivos, absorção e excreção, transporte de nutriente e regulação da temperatura corporal.

Para evitar o aumento excessivo da temperatura corporal, nosso organismo responde ao calor com o suor, por meio do qual se perde quantidades importantes de líquidos e eletrólitos, portanto é muito importante fazer a reposição instantânea dessas substâncias para evitar dor de cabeça, tonturas e queda de pressão decorrentes da desidratação.

O ideal é sempre levar consigo uma garrafa de água ou água de coco para manter a hidratação e nunca esperar a sede bater para começar a repor os líquidos perdidos.

Procure manter uma alimentação equilibrada também nos dias que for assistir aos jogos, dando preferência a alimentos leves como frutas que contém uma porcentagem maior de água (melão, melancia, uva, pera), saladas, carnes magras e cereais que conferem energia ao corpo e favorecem uma melhor digestibilidade e sensação de bem-estar nos dias mais quentes.

Com relação às refeições que serão feitas no local do torneio, uma dica é já sair de casa prevenido com os lanches intermediários, pois nem sempre é possível encontrar as melhores opções para você. Trazendo de casa frutas, sanduíches integrais com recheios magros, cookies ou biscoitos integrais, você garante a qualidade nutricional e a segurança de que são frescos e não ficaram expostos a condições e manipulação inadequadas.

Além disso, é mais  confortável do que ter que sair do seu lugar na arquibancada, enfrentar filas enormes para comprar o lanche, e ainda ter que esperar a virada de games para voltar ao seu lugar (rezando para que não tenha sido tomado por outro torcedor).

E para que está em andamento com alguma dieta low carb, algumas opções deliciosas são: mix de castanhas, barrinha de proteína, snacks de sementes ou pães protéicos. Sem esquecer da sua melhor amiga, a garrafinha de água.

Devido à exposição ao sol, é imprescindível o uso de filtro solar, que previne danos à pele causados pelos raios, assim como o uso de bonés, chapéus e roupas leves e claras, por onde possa transpirar e com as quais se sinta confortável. Uma dica são as roupas que já possuem o tecido tratado com filtro solar.

Previna-se e aprecie seu esporte favorito com saúde e disposição! Tomando estes cuidados básicos é possível aproveitar os jogos fora da quadra sem qualquer problema e com maior segurança.

Fonte: http://nutricaoparatenis.com.br/nutricao-para-a-torcida/

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