Não confunda suplementos alimentares com suplementação para atletas

1) Qual a diferença entre suplementos alimentares e suplementação para atletas?

Hoje, quando se fala em suplementos alimentares, no geral, eles são facilmente confundidos com os alimentos para atletas. No entanto, suplementos alimentares vão muito além dos suplementos destinados especificamente aos atletas. No Brasil os suplementos são compostos vitamínicos e ou de minerais que servem para  complementar  a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Segundo a regulamentação no país, os suplementos devem conter apenas vitaminas e/ou minerais com no mínimo 25%, e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR), na porção diária indicada pelo fabricante. Eles não podem substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva.Em muitos países, a categoria de suplementos  alimentares abrange, além das vitaminas e minerais, outros nutrientes como fibras e aminoácidos, substâncias com efeito nutricional ou fisiológico, como os antioxidantes licopeno e luteína e/ou ácidos graxos como ômega 3, entre outros.

2) No Brasil os produtos contendo outras substâncias além de vitaminas e minerais são identificados como suplementos alimentares?

No Brasil, por questões regulatórias, os produtos contendo outras substâncias além de vitaminas e minerais, não são identificados como suplementos alimentares no rótulo, o que contribui para a confusão entre estes e os suplementos para atletas. Para conceituar os suplementos alimentares de acordo com o que se tem ao redor do mundo e orientar melhor o consumidor deste tipo de produto, a ABIAD propôs em janeiro deste ano, uma atualização da regulamentação dos suplementos no país, já em avaliação pela Anvisa

3) Os suplementos Alimentares apresentam risco a saúde?

O consumo de suplementos alimentares não apresenta riscos desde que se leve em conta alguns fatores como:

–  os ingredientes terem sido previamente avaliados pela Anvisa quanto à sua segurança de uso;
–  os consumidores seguirem as orientações descritas na rotulagem do suplemento, como a quantidade máxima que deve ser ingerida ao dia.

Por fim,  “a diferença entre suplementos alimentares e alimentos para atletas no Brasil, está na composição mais abrangente dos suplementos alimentares e na sua finalidade de uso”

Fonte: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=1511

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

X