Horário de verão e treinos: como se adaptar e não perder o ritmo

Nos primeiros dias do horário de verão é comum o corpo “reclamar”. Com atletas, então, isso pode ser ainda mais recorrente. Você sente mais sono, mais preguiça e pode achar que seus estão movimentos mais lentos. Mas com algumas dicas simples, é possível driblar estes problemas e continuar sua rotina de treinos sem grandes prejuízos.

Como adaptar os treinos para o início do horário de verão

 

  • Durma mais cedo

O sono é quase sempre o mais afetado com a mudança do relógio. Por isso, tente dormir mais cedo para acelerar essa adaptação ao horário de verão. É enquanto dormimos que nosso organismo sintetiza, constrói e se recupera de tudo que fizemos durante o dia.

“Quando não dormimos o suficiente, diminuímos a síntese dos hormônios de crescimento e do cortisol. Isso nos faz acordar mais cansados e também ter dificuldade de raciocínio e sentir mais ansiedade”, explica o especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp, Gilberto Coelho.

  • Mantenha os horários

Mas você não precisa mudar o horário do treino: se insistir nos habituais (por mais que se sinta cansado nos primeiros dias) vai acelerar o processo de adaptação. “Essa adaptação é rápida e pode demorar de um dia a uma semana”, aconselha Marcelo Vieira, treinador da Movementls, em São Paulo.

Para os corredores que acordam cedo ou treinam entre 18h e 20h, o horário de verão traz benefícios, já que o dia estará claro – e isso colabora para diminuir a produção da melatonina, um dos hormônios do sono. Nos sentimos mais despertos e a corrida pode até render mais. E com um plus: com o dia amanhecendo e anoitecendo, quem corre pode ter uma linda vista do céu para inspirar.

  • Se preciso, pegue leve

Quem treina após as 8h ou depois das 21h pode achar mais difícil obter o mesmo rendimento. É importante caprichar na hidratação e vale até diminuir um pouco o ritmo ou a intensidade dos treinos.

“De dia, as temperaturas estarão mais altas e a umidade relativa do ar mais baixa. Isso pode dificultar um pouco a respiração e aumentar a indisposição. De noite, aumenta a sensação de cansaço e o sono porque é neste período que ativamos a produção da melatonina”, explica Marcelo.

Mas, nada de parar de se movimentar. Vá com calma, mas mantenha o ritmo dos treinos durante o horário de verão. Nosso corpo é como um relógio e se adapta de acordo com nossos hábitos.

Fonte: https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/horario-de-verao/

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