Dor e inchaço nos pés – o que fazer?

A dor e inchaço nos pés podem aparecer durante a corrida, caminhada, depois de terminar a atividade ou simplesmente passar algumas horas sentado. Por que sentimos dor? O que fazer quando essa dor aparecer e como minimizá-la?

Dor nunca é legal de sentir, ainda mais nos pés – afinal são eles que nos aguentam e nos levam para todos os lugares. Há várias razões para sentirmos dores nos pés e uma delas – para quem corre – é o impacto mal absorvido pelo tênis. Aqueles que ficam muito tempo sentados ou em pé, é comum sentir dor pelo inchaço – nesse caso a dor é causada pela má circulação ou pelo calçado inapropriado.

Nossos pés são formados por vários músculos, articulações, ligamentos e ossos, responsáveis por gerar vários movimentos como flexão e dorsiflexão, abdução e adução, eversão e inversão. Eles precisam realizar os movimentos para se ajustarem e se adaptarem ao solo e para que se mantenha o equilíbrio e a passada.

dor e inchaço nos pésDor e inchaço nos pés – causa e prevenção

A corrida nada mais é do que vários saltos seguidos que geram um impacto sobre os pés (e todas as outras articulações). Movimento repetitivo e o impacto geram microlesões nos músculos e tendões, mas é um processo natural que acontece com todos os músculos depois de uma boa dose de treino, outras dores podem ocorrer devido a motivos como:

  • Calçados – tênis muito duro/rígido restringe o movimento do pé, tornando a passada errada e absorvendo o impacto de maneira errada. Pesquise sobre a marca e tipo de tênis específicos para corridas e, se for o caso, para caminhadas.

Tênis antigos também são péssimos pois o gasto excessivo deixa o seu pé “sambando” dentro do tênis, inconscientemente você deixa o seu pé tenso dentro do tênis para que fique mais firme. A sola também pode estar gasta de forma errada forçando uma pisada errada.

  • Tipo de pisada – já falei em um artigo anterior sobre os tipos de pisadas, é importante saber qual seu tipo para comprar um tênis adequado.
  • Forma de correr – por mais natural que seja a corrida, nem todo mundo consegue correr de maneira correta. Procure um professor para ajustar e treiná-lo nas passadas.

dor e inchaço nos pésComo não só a corrida causa dores nos pés, o que falar daqueles que sentem dores, mesmo trabalhando muito tempo sentados ou em pé? Ficar na mesma posição por muito tempo – com pouco ou nenhum movimento – compromete a circulação sanguínea, o que causa dor e inchaço.

Se você trabalha sentado procure, procure movimetar os pés. Mulheres que usam saltos:  é preciso tirar o salto para fazer todos os movimentos que seu pé consegue.

Se você trabalha muito tempo em pé procure em alguns momentos sentar, massagear ou deixar os pés para o alto. A circulação sanguínea voltará normal e seu pé relaxará.

Como diminuir as dores e inchaço nos pés?

Citei acima que o esforço e impacto geram microlesões musculares que nos conduz a sentir dores das quais não conseguimos escapar, mas sim aliviar e acelerar a recuperação para melhor rendimento nos treinos e nas corridas. Algumas das técnicas para o alívio da dor:

  • Crioterapia – nada mais é do que colocar gelo após o treino. Eu expliquei sobre essa técnica em outro artigo. Possui efeito anestésico, anti-inflamatório e ajuda na diminuição do espasmo.
  • Massagem – no início gera um desconforto, mas logo em seguida vem um relaxamento, é bom para tirar os nós e soltar a musculatura.
  • Meia e Palmilha Invel® Actiive Insole – A Invel desenvolveu uma tecnologia com um material inorgânico Biocerâmico ativo MIG3. Esse material está nas tramas do tecido e irradia infravermelho. Esse infravermelho promove o aumento de óxido nítrico (NO).

O óxido nítrico no organismo provoca vasodilatação, aumento do calibre dos vasos sanguíneos e o resultado é maior circulação sanguínea no local, reduzindo a dor e os inchaços nos pés.

A Invel já comprovou o efeito do MIG3, possui o registro da ANVISA,  uma das pesquisas científicas você pode ver nesse link: clicando aqui.

Apesar de usar palmilha e a meia nos pés você pode sentir o efeito em toda a perna. Se você se interessou pela palmilha pode comprar clicando aqui ou na imagem do produto.

Eu tenho usado tantos nos meus treinos quanto para dar aulas o resultado é mesmo incrível, recomendo.

Agora já sabe como aliviar as dores e inchaço nos pés. Gostou? Deixe um cometário. Compartilhe!

Bom Treino

Fonte: https://horadotreino.com.br/dor-e-inchaco-nos-pes/

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