Do esporte à educação: Conheça as áreas de trabalho para um profissional de educação física!

Já pensou em iniciar um curso de Educação Física? A área de educação física tem vários setores de atuação. Gosta de atividade física? Treinamento de atleta? Recuperação? Prevenção? Sáude? Vamos conhecer algumas áreas de atuação.  

Muito além da área pedagógica, o curso de educação física possibilita que seus graduandos exerçam função em várias áreas de trabalho. Com o ascensão do conceito “fitness”, a busca por profissionais certificados pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física) cresceu exponencialmente, dando abertura para um número cada vez maior de educadores físicos em academias, estúdios de ginástica e até mesmo em escolas de treinamento.

Capacitados para atuar como técnicos e preparadores físicos, conheça melhor as possibilidades para o mercado de trabalho da educação física.

Educação Física área de atuação Personal Trainer

Uma das carreiras mais buscadas pelos estudantes de Educação física é seguir como personal trainer, uma vez que a profissão concede certa autonomia e flexibilidade para quem a exerce.

O personal trainer pode adaptar seus horários pela demanda de alunos, assim como pelo período em que estes desejam acompanhamento. Esse profissional pode escolher dar aulas individuais  ou coletivas, tendo espaço principal em academias e condomínios.

Sua função principal é desenvolver treinos específicos para os objetivos pessoais de cada aluno, assim como supervisioná-los durante os exercícios para garantir o melhor desempenho e proteção dos indivíduos.

Sendo possível cobrar por hora/aula ou em pacotes de dias, é a carreira perfeita para quem tem maior afeição ao desenvolvimento físico e aos exercícios de grande impacto e deseja uma rotina de trabalho mais flexível.

Educação Física ginastica laboralCoach empresarial

ginástica laboral é uma prática importada do Japão, onde se tornou obrigatória. Apesar de não ser essa sua origem, o país asiático encontrou na prática de atividades físicas durante o ambiente de trabalho uma solução para melhorar a saúde dos contribuidores, além de evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Divididas em preparatória e compensatória, as modalidades da ginástica laboral são eficazes para fazer reequilibrar corpo e mente mesmo durante as rotinas mais corridas. Essa prática, quando aplicada, influencia diretamente no rendimento dos funcionários, ajudando a cuidar da saúde física e mental desses.

Os professores de educação física podem prestar serviços de consultoria  às empresas, adaptando os alongamentos necessários para o local onde serão realizados. A presença de um profissional de educação física é ideal para manter supervisionar e ministrar os alongamentos.

Treinador

Uma das áreas mais amplas para o profissional de educação física é o treinamento de modalidades físicas. Podendo trabalhar em clubes, academias e escolas específicas de cada modalidade, esse profissional é responsável por se especializar na prática esportiva escolhida.

Sua função essencial é preparar e dar suporte aos alunos e, em alguns casos, futuros atletas. O treinador pode cuidar de modalidades como crossfit, ioga, muay thay, pole dance e outros, ou mesmo em esportes mais tradicionais comofutebolnatação, vôlei, basquete e handebol.

Educação Física escolar

Professor de Educação Física

A prática de ensino é uma das matérias oferecidas durante o curso de educação física. É ela quem capacita os alunos a se transformarem em futuros professores de educação física.

Após formados, esses profissionais são capazes de dar aulas para de esportes individuais e coletivos, assim como apresentar e ensinar aos alunos diversas práticas esportivas desconhecidas.

A inserção das atividades físicas no cenário pedagógico é ideal para estabelecer, ainda na infância, uma cultura saudável e ativa nos alunos, incentivando-os a cuidarem do corpo e da mente ao longo da vida.

Educação Física reabilitaçãoInstrutor de reabilitação física

A parceira entre a educação física e a fisioterapia é uma das áreas possíveis para os profissionais que se interessam pela área da saúde.

Pacientes com problemas cardíacos, lesionados ou pessoas que sofreram acidentes precisam realizar atividades específicas para o fortalecimento, condicionamento e reabilitação.

Com o acompanhamento de um fisioterapeuta, o profissional de educação física é capaz de desenvolver e orientar as atividades ideais para cada paciente.

Fonte: https://horadotreino.com.br/area-atuacao-educacao-fisica/

Alpha Esportes237 Posts

Alpha Esportes (AE) é o primeiro portal de esportes e saúde de Alphaville. Aqui você encontra tudo que rola sobre as diversas modalidades esportivas praticadas e oferecidas na região, calendário e cobertura de eventos, serviços, notícias e conteúdo exclusivo das principais modalidades, como: Corrida, Ciclismo, Natação, Fitness/Academia, Tênis, Lutas, Dança e muito mais.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password