Diferenças entre treino funcional e crossfit

Você quer praticar musculação de uma forma diferente, mas com tantas opções que existem no mercado não sabe qual é a melhor? Conheça o treino funcional e o crossfit e as diferenças entre si

 

Quer secar a barriga ou garantir mais massa muscular? Conheça o que cada exercício

pode fazer por você!

Foto: Shutterstock

O treinamento funcional é uma forma diferente de praticar a musculação. Nessa modalidade, os alunos focam o treino em movimentos como agachar, empurrar e puxar, tirando a tensão de musculaturas como bíceps, peitorais e quadríceps. A prática é recomendada para quem busca um corpo atlético, mas sem excesso de músculos e pode ser realizado por qualquer pessoa. De acordo com Eduardo Rodrigues, educador físico da Fit Body Pilates, o principal objetivo da modalidade é a melhoria das condições físicas do corpo (como força, potência, resistência, agilidade, coordenação e equilíbrio), utilizando o grupo de musculaturas responsáveis pela estabilização e sustentação do tronco.

Tipos de treinamento funcional

Qualquer série específica para o aluno pode ser denominada treino funcional. Podem se alternar circuitos, saltos, giros, pilates, agachamentos e aparelhos que auxiliem nos exercícios. Uma das apostas das celebridades são as atividades suspensas para secar a barriga. Com equipamentos especiais, os movimentos são feitos no ar, com o peso do próprio corpo, e isso garante um trabalho muscular muito mais intenso.

O treino funcional trabalha os músculos de forma integrada, e não isolada. “O resultado é um corpo equilibrado, forte (mas não necessariamente musculoso), pronto para enfrentar desafios e resistente a lesões”, afirma o educador físico.

O que é CrossFit

Já o CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico desenvolvido para melhorar a competência do indivíduo em todas as tarefas físicas. Esse exercício é orientado para o resultado, baseando-se em três princípios:

Movimentos Funcionais: movimentos utilizados que se aproximam muito dos nossos movimentos diários, recrutando vários grupos musculares em um único movimento.

Alta Intensidade: utilizada para que tenhamos melhor condicionamento físico.

Variação constante: com movimentos variados driblamos a rotina e nos preparamos para a infinidade de tarefas que a vida nos apresenta. A combinação destes princípios trabalha as 10 aptidões físicas do indivíduo qie são resistência cardiorrespiratória, resistência física muscular, força, flexibilidade, agilidade, velocidade, potência, coordenação, precisão e equilíbrio, melhorando, assim, a qualidade de vida de quem pratica.

Principal diferença entre Crossfit e Treino funcional

O treino funcional é recomendado para as pessoas em busca de um corpo atlético, mas sem excesso de músculos.

O Crossfit é uma modalidade ótima para quem quer ter definição muscular. Para ser considerado CrossFit, o treino, além de ser funcional, deve ser em alta intensidade e constantemente variado.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/diferencas-entre-treino-funcional-e-crossfit/3855/#

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