Dicas para quem vai iniciar as aulas de natação

A natação é um dos esportes mais completos que existem. Além de trabalhar todos os músculos do corpo, auxiliando também na saúde, ela proporciona bem-estar e eleva a autoestima de quem mantém a pratica regularmente. Ou seja, éuma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar, jáque a atividade érealizada dentro da água. E o melhor: as aulas de natação são para todas as idades, inclusive bebês!

Confira outros benéficos da natação que você nem sabia!

Mas para aqueles que desejam iniciar as aulas de natação, aproveitando todos os benefícios que o esporte tem a oferecer, algumas dicas são fundamentais para que o aluno tire o melhor proveito de tudo! Confira:

ESCOLHA O EQUIPAMENTO IDEAL

Um bom equipamento faz toda a diferença durante a aula de natação, contribuindo para um melhor desempenho do aluno e tornando a atividade ainda mais prazerosa. Para os iniciantes, inclusive, acertar na escolha é ainda mais importante porque o material adequado ajuda a focar nos primeiros movimentos.

  • Traje –  Escolha maiôs e sungas que não sejam muito justos ao corpo e que oferecem pouco atrito. Além disso, opte por um material bastante resistente à corrosão de cloro e sal.
  • Touca –  De preferência, que ela seja de silicone. Ela ajudará a segurar seu cabelo e o protegerá do contato com o cloro e o sal. Além disso, vale destacar que para as crianças as toucas de pano são mais confortáveis.
  • Óculos – Os óculos devem oferecer conforto e proteção. Por isso, opte por aquele que melhor se encaixa ao seu rosto e que não precise apertar demais.

ANTES DO TREINO: AQUECIMENTO

Durante 10-15 minutos, antes de começar seu treino, nade de forma suave, com técnica e baixa intensidade. Assim, você estará contribuindo para aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos e a lubrificação das articulações.

DEPOIS DA AULA DE NATAÇÃO: ALONGAMENTO

Alongamentos são indicados ao final dos treinos, pois, neste momento, os músculos estarão fadigados e precisando de relaxamento. É importante que não seja um alongamento realizado de forma excessiva ou que venha a sentir dor, pois pode causar lesões na musculatura. Sendo assim, após o término da atividade, reserve um tempinho e realize alguns exercícios de alongamento, de forma confortável.

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para alcançar bons resultados durante e após as aulas de natação.

  • Antes da aula de natação – Uma a duas horas antes do treino, dê prioridade a ingestão de água e carboidratos (evite o consumo de gorduras). Além disso, não se deve praticar exercício físico em jejum, pois pode haver um rendimento baixo e falta de energia. Opte por uma alimentação mais leve, como um sanduíche natural, uma fruta ou iogurte.
  • Durante a aula de natação – Há riscos de desidratação durante a prática do exercício, afinal, atletas de esporte aquático tem pouca percepção da sensação de sede. Por isso, deixe uma garrafa de água à beira da piscina e beba sempre nas pausas do treino. Acrescentar o carboidrato adia o cansaço e prolonga a atividade. Desta forma, você pode utilizar bebida esportiva que contém carboidratos e sódio, por promover maior absorção de água e glicose, repondo as perdas pelo suor.
  • Após a aula de natação – Depois de gastar muita energia na piscina, procure consumir alimentos que contenham carboidratos, lipídeos e proteínas, para repor esses nutrientes perdidos durante o exercício e promover a sua recuperação muscular.

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