Desconforto gástrico durante o jogo: Como prevenir?

A causa do desconforto abdominal durante uma partida de tênis de longa e intensa duração é multifatorial. Relata-se que de 20 a 50% dos atletas apresentam alguma queixa de desconforto abdominal durante o exercício, seja ele inferior (diarreia, cólica abdominal, perda de apetite, aceleração dos movimentos intestinais, entre outros) ou superior (vômitos, náuseas e azia).

As principais causas para o desenvolvimento do desconforto abdominal são:

Diminuição do Fluxo Sanguíneo Intestinal: com um esforço físico intenso, tenistas tendem a desidratar, e com isso, sistemas de defesa do nosso próprio organismo entram em ação, e diminuem o fluxo sanguíneo para o intestino. Ele diminui sua capacidade de agir como uma barreira contra bactérias patogênicas, o que pode aumentar os riscos de uma inflamação intestinal.
Hormônios Gastrointestinais: no nosso trato gastrointestinal, existem hormônios que auxiliam nos nossos movimentos intestinais, na secreção e absorção de nutrientes. Durante o exercício, estes hormônios têm sua concentração alterada no sangue, o que pode causar o desconforto
Fatores Mecânicos: o próprio impacto do exercício intenso pode contribuir para o desenvolvimento de sintomas gastrintestinais, como a diarreia.
Fatores Psicológicos: o estresse e ansiedade podem alterar as funções orgânicas do nosso corpo.
Fatores Nutricionais: o consumo em excesso de fibras, gorduras e proteínas antes e durante o exercício físico intenso tem relação com a aparição de desconforto abdominal pois apresentam um tempo maior de digestão, que fica comprometida com a diminuição do fluxo sanguíneo na região abdominal. A ingestão de soluções com altas concentrações de carboidratos ou água em detrimento de sais minerais também podem contribuir com o desconforto.

O tênis é um esporte intermitente e de altíssima intensidade, por isso o atleta depende 100% da integridade do seu corpo. Foi observado que com a ingestão de alimentos que aumentam as concentrações de óxido nítrico no corpo, os sintomas gastrointestinais podem diminuir significativamente. Muitas das nossas células utilizam a arginina para produzir o óxido nítrico. Portanto, uma alimentação concentrada em arginina pode beneficiar tenistas com este tipo de desconforto.

Exemplos de alimentos ricos em arginina:

  • Carne Vermelha;
  • Semente de Abóbora;
  • Soja;
  • Beterraba;
  • Amendoim.

Fonte: http://nutricaoparatenis.com.br/desconforto-gastrico-na-hora-do-jogo-como-prevenir/

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